quinta-feira, 12 de abril de 2007

Sobre a língua portuguesa

Ao criar este blog com a finalidade de ser um espaço para se "falar" em português, ocorreu-me Fernando Pessoa, aquele que, pela voz de Bernardo Soares, afirmou ser a língua portuguesa a sua Pátria. As suas palavras tornaram-se premonitórias: como pode alguém afirmar-se bom português, quando maltrata constantemente a sua língua materna?
A língua é parte integrante do capital identitário dos cidadãos conjuntamente com as referências históricas, as personalidades, os mitos. Sem memórias não há futuro e se o quisermos construir, só o poderemos fazer através da língua. Não maltratemos, pois, as palavras; tratemo-las com carinho e cuidemos delas como seres frágeis e desprotegidos que são. Deixem-me, mais uma vez, citar o grande Pessoa:
«Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. [...] odeio, com ódio verdadeiro, com o único ódio que sinto, [...] a página mal escrita, como pessoa própria, a sintaxe errada, como gente em que se bata [...]. Sim, porque a ortografia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida».

5 comentários:

Blog da Kiki disse...

Será que tu não tens mais nada para fazer?! Estou a brincar. Parabéns pelo teu trabalho!!!!

aeriene disse...

olá piquena... parabéns!!!! e também eu adoro brincar com palavras e enchê-las de cores e sabores
um sorriso enorme pela tua coragem @@@

José Jorge da Silva Teixeira disse...

Obrigado! Também tens um bom trabalho. Bj

Antonio Chaves disse...

Bom começo. Continua a postar

Blog da Juca disse...

Concordo plenamente contigo e com a definição que Fernando Pessoa apresenta das plavras. Não há dúvida de que ele as manuseia de forma incomparável. No entanto, considero oportuno acrescentar que me inscrevi na acção com o objectivo de melhorar os meus conhecimentos de informática e, sobretudo, com o objectivo de , futuramente, poder planificar as minhas aulas utilizando estratégias mais motivadoras. Ora, a matéria-prima que utilizo nas aulas é a língua francesa e, portanto acho que tudo quanto aprendo na acção deve utilizar esse suporte linguístico.
Voltando ao blog, estás de parabéns.